sábado, 17 de abril de 2010

CD “Na Casa da Ruth”: entrevista com a cantora Fortuna

Poemas de Ruth Rocha se transformam em música no CD Na Casa da Ruth. As canções foram gravadas pela cantora Fortuna e compostas por Hélio Ziskind (o mesmo que compôs os sucessos de O Castelo Rá-tim-bum e Cocoricó) com base nos livro Toda Criança do Mundo Mora no Meu Coração (Ática, 2007).

Primeiro lançamento do selo SESC para o público infanto-juvenil, o CD traz, também, 4 cantigas populares (veja o repertório completo abaixo): Alecrim, Trem Maluco, Caranguejo não é Peixe e Borboletinha. O encarte, assim como os livros que deram origem ao projeto, é ilustrado por Mariana Massarani, mesma artista que desenhou o livro inspirador do CD

Confira as músicas:

Olha só a macacada
Doze coisinhas à-toa que nos fazem felizes
Suíte
Valsa das pulgas
A barata
Vou ou não vou
Espírito de contradição
Quem tem medo de monstro
Lá vem as férias
Toda criança do mundo


Entrevista com a cantora Fortuna
Ela fala à CRESCER sobre o surgimento do projeto e a parceira com Helio Ziskind
CRESCER: Você já fez outros CDs para crianças? O que te impulsionou a fazer este?

FORTUNA: Eu nunca havia feito um CD para o público infantil. Fiz, apenas, um de música erudita com 15 minutos para crianças, era a Suíte Bartok. Também participei do musical José e Seu Manto Technicolor, com direção de arte de Iacov Hillel.

CRESCER: Como foi a idéia de fazer as canções em cima dos poemas da Ruth Rocha? Você conhecia o livro e teve a idéia logo que leu? Falaram com a Ruth? O que ela achou?

FORTUNA: Depois de ficar um tempinho em cartaz com José e Seu Manto Technicolor, senti que queria enveredar pelo universo da criança também. Além disso, a produção dos espetáculos do Palavra Cantada também me marcou muito. Então, como o musical não voltou para os palcos, decidi seguir com o público infantil.

CRESCER: Quando Helio Ziskind entrou no projeto? Como foi?

FORTUNA: Há dois anos eu procurei Helinho Ziskind, já com o intuito de focar no universo infantil. Desde que me tornei mãe, meu foco como atriz e cantora foi mudando e a questão da criança cada vez mais perto de mim. Em uma bela noite, lendo histórias para a minha filha, tive uma intuição de que eu seria muito feliz se conseguisse musicar e interpretar poemas da Ruth Rocha.

Eu procurei e Ruth (ela conhecia o meu trabalho como cantora), que logo me enviou o livro Toda Criança do Mundo Mora no meu Coração”. Na hora já brotaram melodias sobre os poemas. Então, levei o material para Helinho, um compositor que eu gosto muito. Ele adorou a idéia, que logo eu levei ao Selo SESC. E tudo isso resultou no primeiro CD infantil do selo. Eu sempre fui atriz e bailarina em tudo o que fiz até aqui, e levei esta bagagem para Na Casa da Ruth. As canções são supervisuais e teatrais.

CRESCER: Como ele foi feito?

FORTUNA: O CD foi gravado no estúdio do SESC Vila Mariana com crianças de um coro cênico da unidade. Estas crianças se inscreveram em um curso no início deste ano já sabendo que fariam parte da gravação do CD e que também participariam do espetáculo de lançamento. Levamos 7 meses trabalhando e ensaiando até chegarmos ao estúdio de gravação.

CRESCER: Quando gravaram? Ele já nasceu com a idéia do espetáculo?

FORTUNA: Quando falei com a Ruth sobre o espetáculo, ela queria o Naum como diretor, e foi uma sincronia (ou coincidência) muito grande, pois Helinho e eu também tínhamos pensado nele para dirigir o show.

CRESCER: Por que juntas estão cantigas clássicas infantis? No que elas combinam? 
FORTUNA: Temos 4 cantigas conhecidas, que têm uma ligação com os temas que escolhemos da Ruth: o Trem MalucoCaranguejo, Alecrim e Borboletinha. Isso aproxima ainda mais os pequenos que já conhecem bem estes temas.

CRESCER: As ilustrações da Mariana são novas ou são do livro?

FORTUNA: O visual dos shows, os figurinos e adereços, são todos baseados nas ilustrações do livro, feitas pela Mariana em Toda Criança do Mundo Mora no Meu Coração. Já as ilustrações do CD foram criadas por ela especialmente para o encarte. A capa é muito engraçada, traz a Ruth com uma casa em cima da cabeça. Eu também tenho esta personagem no show.
O espetáculo também, ainda, o ator e cantor Rafael Zolko, que fazia o papel do José no outro musical. Além disso, também há 24 crianças do corpo cênico. Uma farra em cena! As soluções teatrais são muito legais, tudo é cativante para a criança: a música, a direção teatral, as danças e coreografias, tudo muito colorido, engraçado, curioso, criativo, e com conteúdo muito bacana para toda a família. Entre os temas abordados estão o medo, a bicharada do Brasil, os conflitos e contradições, as pequenas coisas que nos fazem felizes, a alegria da chegada das férias.


http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI18109-10538,00-NA+CASA+DA+RUTH+CD+COM+POEMAS+MUSICADOS+DA+ESCRITORA+RUTH+ROCHA+E+LANCADO+N.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário