Dicas de passeios culturais


Tire as crianças de casa - Dicas de passeios culturais e divertidos para as férias escolares

A partir de dezembro, as escolas terminam as aulas e a criançada está livre para aproveitar. Mas isso não quer dizer,
entretanto, que é hora de ficar em casa. Muito pelo contrário. Segundo a psicóloga Laura Farneze, da PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), os pequenos são muito suscetíveis à rotina e, por isso, devem ser mantidos em atividade. "Passeios, cinema e atividades educativas são a melhor pedida para as férias escolares", comenta. Para auxiliar na tarefa, a Alô Bebê traz dicas de lugares para passar bons momentos ao lado dos filhos nestas férias.


Café Hello Kitty

Recém-inaugurado dentro da loja da Sanrio no shopping Bourbon, o café Hello Kitty é a primeira casa deste tipo aberta pela marca fora do continente asiático. Em um ambiente totalmente decorado, é possível degustar cafés refinados, além de doces como chocolates, pães de mel e cupcakes.

Café Hello Kitty (R. Turiaçú, 2.100, Barra Funda, tel. 0/xx/11 2768 6637). Todos os dias, das 10h às 22h.

Patinação no gelo

Os pequenos podem ter a experiência de patinar no gelo em pleno verão brasileiro no Shopping Eldorado. Em uma pista de 300 metros de extensão e com todo o equipamento de segurança necessário, crianças maiores de 5 anos podem brincar, enquanto as menores passeiam de trenó. O local oferece ainda aulas de patinação artística e hóquei.

Shopping Eldorado (av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, tel. 0/xx/11 2197-6060).
De domingo a quinta, das 12h às 22h; sexta e sábado, das 12h às 23h.
(meia hora). Acesse o site.

Museu do Futebol

Localizado no estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é destino certo para fãs de qualquer idade. As paredes são decoradas com fotos, estatísticas, biografias de craques e painéis que exibem vídeos dos momentos mais importantes do esporte. As crianças podem se divertir no Jogo de Corpo, com imagens em terceira dimensão e brincadeiras de chutes a gol.

Museu do Futebol (pça. Charles Miller, s/n, Pacaembu, tel. 0/xx/11 3663-3848). De terça a domingo, das 10h às 17h (o museu fica fechado em dias de
jogo no estádio). Acesse o site do Museu.

Aquário do Guarujá

O Acqua Mundo, localizado no Guarujá (a 82 km de SP), é uma viagem ao mundo marinho. O aquário possui 8.000 animais entre tubarões, pinguins, peixes, tartarugas e répteis. No total, são 235 espécies, todas vivendo em ambientes que simulam seu habitat natural. Sessões de mergulho interativo também podem ser agendadas.

Acqua World (av. Miguel Estéfano, 2.001, Enseada, Guarujá, tel. 0/xx/13 3398-3000). Diariamente, das 10h às 22h; dias 24/12 e 31/12, das 10h às 17h; dia 25/12, das 14h às 22h. R$ 20 para adultos, R$ 12 para crianças. Há descontos especiais para famílias e grupos. Informações no site.

Curso de desenho infantil

Com o objetivo de desenvolver o potencial criativo dos pequenos, a Abra (Academia Brasileira de Arte) criou o curso "Arte para Crianças", com duração de dez horas. Nas aulas, fundamentos de desenho, pintura e fi guras tridimensionais serão ensinados, além de noções de história da arte e pesquisa de referências.

Abra Vila Mariana (R. Domingos de Morais, 2.267, Vila Mariana, tel. 0/xx/11 3564-2696). De segunda a sexta, das 8h30 às 21h30. Os preços variam de acordo com o curso escolhido. Informações no site.

Pequenos artistas

As crianças podem participar de oficinas gratuitas, com telas e quadros de madeira para pintura com tinta guache, além de aulas de produção de enfeites. Podem ver também a decoração especial do shopping, inspirado nas artes.

Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569, Consolação, tel. 0/xx/11 3472-2000). Diariamente, das 10h às 22h.Informações no site.

Estação Ciência

Interatividade e aprendizado são os motes da Estação Ciência, onde pais e filhos participam de experiências científicas realizadas ao vivo. Simuladores de terremoto, um jogo de xadrez gigante e um aparelho que armazena energia estática e arrepiaos cabelos são apenas algumas das atrações. Além disso, há um programa de oficina teatral, no qual os pequenos produzem peças com temas científicos.

Estação Ciência (R. Guaicurus, 1.394, Lapa, tel. 0/xx/11 5574-5177). De terça a sexta, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h (famílias com mais de 4 pessoas têm desconto). Acesse o site da Estação Ciência.

Livraria Cultura

Sentadas em almofadas sob a escultura de um dragão, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional as crianças têm contato direto com os livros e podem escolher qualquer um diretamente da prateleira. A loja também realiza uma série de atividades culturais como contações de histórias, oficinas de artesanato e teatro. Durante as férias, os eventos acontecem diariamente e em diversos horários.

Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, Jardim Paulista, tel. 0/xx/11 3170-4033). De segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h. Informações no site.